Bubble Shooter: de joguinho de criança à clássico

Bubble Shooter - o clássico jogo de Bolinhas
Bubble Shooter – o clássico jogo de Bolinhas

Há certas coisas na vida que simplesmente ocorrem e nos deixam muitas vezes completamente sem compreendermos não é mesmo? Certamente os criadores dos jogos de bolinhas de bubble shooter, sabem muito bem do que estamos falando. Este joguinho que foi criado ainda no ano de 2001, teve uma origem bastante humilde e foi projetado para ser mais um passatempo para a criançada da época. Seus criadores o fizeram sem muita pretensão e jamais esperavam que a sua criação se tornaria em uma incrível ‘besta’ que é hoje. Atualmente o Bubble Shooter é um dos jogos mais jogados de todo o planeta com mais de 200 milhões de jogadores. É mole de acreditar?

O interessante é que o Bubble Shooter já provou nestes vários anos que o seu sucesso não é passageiro assim como certos jogos (quem se lembra do Flappy Bird?) e o seu público parece não se conter a uma certa parcela do público gamer. Outro curiosidade destes jogos de bubble é que mesmo tendo sido projetado para capturar uma parcela do mercado da molecada, o jogo hoje em dia faz muito mais sucesso dentre o público adulto. O mais interessante é que não são jovens adultos não, mas sim adultos já em ‘meia vida’. A média de idade dos jogadores do Bubble Shooter é de 35 anos de idade. Bastante interessante né?

Mas por que será que este joguinho de origens tão modestas e sem pretensão acabou por se tornar um dos jogos clássicos da era atual e ainda possui uma imensa legião de fãs? Bem, como nos incluímos no perfil destas estatísticas e também nos consideramos fã deste joguinho de bolinhas coloridas, podemos especular que as razões são diversas.

Acreditamos que um dos motivos pelo qual os jogos de bubble shooter serem tão populares se deve ao jogo ser incrivelmente simples de se compreender e começar a jogar. Isto talvez possa não fazer muito sentido, você pode pensar… mas, se analisarmos bem, faz muito sentido, sim! Ao meio de uma multidão de jogos complexos, cheios de comandos, gráficos muito próximos da realidade e jogabilidade altamente complicada, o Bubble Shooter acaba por fornecer uma excelente opção para aqueles que não assimilam tais caracteríscas dos principais jogos no mercado de hoje.

aqui
Bubble Trouble – mais outro popular jogo de bolinhas

Segundamente, acreditamos que esta simplicidade de compreenção e jogabilidade extremamente simples, também é outro fator no qual os jogos de bubble atraem milhões de pessoas de todas as faixas etárias, em especial aqueles jogadores com mais de 35 anos. Se pararmos para analisar, estas pessoas simplesmente não possuem mais o tempo para desvendar e até mesmo avançar e evoluir nos jogos mais complexos que temos hoje por aí no mundo gamer. Logo novamente, o Bubble Shooter se apresenta como uma exelente opção para aqueles que querem um jogo divertido, simples e que não irá requerer horas para aprender os comandos básicos e muito menos para jogar com certa competitividade.

Outro fator que também acreditamos ser muito importante para toda essa popularidade dos jogos de Bubble Shooter é o fato do jogo além de ser fácil de se aprender e jogar, ele ainda consegue fornecer um excelente grau de desafio aos seus jogadores. Apesar de ser muito fácil de começar a se divertir com estes joguinhos, o mesmo não pode ser dito em se tornar um ótimo jogador dos mesmos. Neste caso simplicidade não se traduz em facilidade. Mesmo tendo os seus gráficos bem antigos e uma jogabilidade lá dos jogos dos anos 90, o Bubble Shooter ainda consegue manter jogadores horas a fio engajados em formar sequências e explodir bolhas. Pensamos que este certo grau de desafio e dificuldade é o que mantém todo esse mundo de fãs (200 milhões) ainda jogando este jogo que já possui quase 15 anos e pelo que aparenta, deverá ainda continuar entre nós por muitos mais anos.

Se você ainda não o conhece, tente-o jogar, em especial naqueles momentos aonde os jogos que necessitam uma excelente conexão, e uma certa estrutura não podem ser jogados. Nos referimos aqueles momentos de tédio extremo no transporte coletivo, em filas, ou na cama tentando cair no sono. Nestes momentos você talvez irá entender o porquê da popularidade dos jogos de Bubble, já que eles com certeza manterão a sua mente engajada e farão com que a sua percepção de tempo ‘voe’. Desfrute-os!